logotipo acertado trxto topo capa9
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

JAPÃO HOUSE SÃO PAULO

bambuEscultura em bambu de Chikuunsai IV Tanabe (Conexão 2017 - bambu tigre, trançado aberto diagonal)

Primeira unidade do projeto global do governo japonês no mundo, a Japan House São Paulo, instalada em plena Avenida Paulista, abre suas portas para o público com a mostra Bambu – Histórias de um Japão

japanhouse - Primeira unidade do projeto global do governo japonês no mundo, a Japan House São Paulo, instalada em plena Avenida Paulista, abre suas portas para o público com a mostra Bambu – Histórias de um Japão, que promete fazer uma explanação visual de mais de 150 anos de arte em Bambu. Diz o curador e diretor de programação do novo centro cultural, Marcello Dantas: “Cada cultura elege o elemento articulador de sua identidade – por vezes, explicitamente, por outras, silenciosamente. Um animal, uma planta ou um aspecto da geografia podem sintetizar a bagagem cultural de um povo, seus valores, sua visão de mundo. O Canadá, por exemplo, elegeu a árvore de maple; os Estados Unidos, a águia; a Austrália, o canguru; a Rússia, o urso. O bambu não foi escolhido como símbolo do Japão. Ele é, porém, uma espécie de ingrediente secreto que se manifesta de diferentes formas no tecido cultural do país. A planta, que de tão onipresente tornou-se imperceptível aos japoneses, é o objeto da primeira exposição temática da Japan House São Paulo. Com ela, celebra-se o encontro de duas culturas que possuem uma riquíssima história de contato. Velho conhecido do brasileiro, o bambu se apresenta em mais de 200 espécies em nosso território. Encontra-se no Acre a maior floresta nativa da planta no mundo, mas pouco sabemos aproveitá-la. Em todo o planeta há mais de 5000 usos do bambu registrados, sendo a cultura japonesa um impressionante manancial de técnicas relacionadas ao material e de algumas de suas expressões mais criativas”.

JAPAN HOUSE

- A Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Um espaço equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferecendo lazer e entretenimento para fazer parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades. A essência da Japan House é ser surpreendente a cada dia. A cidade de São Paulo, que registra o maior fluxo migratória de japoneses no mundo, foi a primeira escolhida para sediar a Japan House, seguida posteriormente por Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos. Em suma, são locais especialmente selecionados para propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras. Como reza o slogan da Japan House, “a tradição está lado a lado com o futuro”.
flores pote
Instalada no andar térreo, a Madoh (janela em japonês) é uma loja que reúne peças de design de diferentes províncias japonesas

ARTESANATO E CULINÁRIA SE FUNDEM EM UMA CULTURA MILENAR

- Além da cultura, a Japan House São Paulo pretende difundir seu rico artesanato e a gastronomia com espaços internos para entreter seus visitantes. O Imi Café, instalado no andar térreo, oferece a oportunidade de experimentar doces e chás japoneses, mesclados com quitutes e bebidas brasileiras, como pão de queijo, pão de milho e cafezinho. Sugestão: experimente o Choux Cream e as tortinhas, feitas no estilo oriental, ou o Bolo de Matcha (chá verde) com ganache e mascarpone. Já no segundo andar, o prestigiado chef Jun Sakamoto assina o cardápio de seu restaurante (com consultoria do estrelado chef Hasegawa, um dos mais renomados no Japão) que sugere típicas receitas japonesas, executadas com ingredientes tradicionais. O cardápio inclui entradas, como Tartare de Salmão ou o Tartare de Atum, e pratos principais, como sushis e sashimis à la carte ou em combinados e teishokus especiais. Há opções de pratos com frango, carne, peixe ou apenas verduras, para agradar a todos. Por fim, sobremesas irresistíveis, como o Sorvete de Maçã-verde com Gelatina de Sakê Doce ou o Creme Brulée de Chá-verde. Sakes nacionais e importados, drinks, cervejas, vodcas, whiskys, chás e sucos naturais completam o cardápio.
- Madoh, que significa janela em japonês, empresta seu nome para uma loja no andar térreo que reúne peças de design, utensílios especiais, bebidas e produtos alimentícios de alta qualidade, de diferentes províncias japonesas. A loja pretende mostrar a essência do Japão, com produtos selecionados por especialistas. Cerâmicas, artigos em madeira, bambu e de diferentes materiais podem ser adquiridas. Neste espaço serão realizadas degustações de tempos em tempos. No andar sugerir, uma gift store dedicada a difundir o uso e a técnica do furoshiki, tecido utilizado em embalagens tradicionais japonesas, bem como bolsas para carregar o lanchinho do dia, a roupa de ginástica ou o que você quiser. Uma boa oportunidade para aprender a técnica de amarração do furoshiki.

PROGRAME-SE

Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52
Exposição Bambu – História de um Japão
Até 5 de junho de 2017
De terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo e feriados, das 10h às 18h

logoface logoinsta logoissuu

 

logotipo acertado
(c) VL Editorial 2017 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: Raphael Crisuolo (divulgação)